A partir de quando usar protetor solar no bebê?

O banho de sol traz inúmeros benefícios à saúde pois são os raios solares que ativam a vitamina D presente no organismo, fundamental para o metabolismo do cálcio, para o desenvolvimento e a preservação dos ossos. Porém, toda exposição solar deve ser com a devida proteção e em quantidades moderadas.

Pediatras recomendam que o bebê tome sol desde os primeiros dias de vida, iniciando com períodos de 10 minutos e estendendo até meia hora em crianças a partir dos dois anos, por pelo menos três vezes na semana e sempre evitando o período entre 10 e 16 horas.

Como a pele dos bebês é muito fina, não é recomendado o uso de protetor solar até os seis meses de idade. Basta respeitar o tempo e horário de exposição. Para os pequenos entre seis meses e dois anos, são indicados protetores solares por filtros físicos do tipo baby ou mineral pois atuam como barreira, refletindo os raios UV. A partir dos dois anos, devem ser utilizados filtros solares infantis, que mesclam filtros físicos e químicos. O fator de proteção deve ser sempre de 30 ou mais.

Como cada criança é única, não deixe de comentar e ouvir as orientações do pediatra afinal, o objetivo é tornar o sol um aliado na saúde dos pequenos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *