Baby Led Weaning uma nova maneira de apresentar os alimentos aos bebês!

bwl

Você já ouviu falar em Baby Led Weaning (BLW)? Saiba um pouco mais sobre essa nova maneira de apresentar os alimentos aos bebês!

Criado pela britânica Gill Rapley, autora do livro Baby-led Weaning: Helping Your Baby To Love Good Food, o termo se refere a uma alimentação sem o uso de colheres, papinhas ou mingaus, que incentiva a autonomia do bebê durante as refeições.

Como funciona?
Por volta dos seis meses de vida, o bebê começa a fazer as refeições junto com a família e a comida é oferecida picada, em formas e tamanhos que eles sejam capazes de segurá-la com as mãos e levá-la à boca. Assim, a criança vai comer o que quiser, na velocidade que quiser.

Pontos Positivos

  • Incentivo à mastigação e desenvolvimento motor da criança
  • Possibilidade de sentir o gosto, a consistência e outros detalhes que não são possíveis na papinha
  • Manutenção de propriedades dos alimentos como as fibras que auxiliam no funcionamento intestinal
  • Combate a obesidade infantil pois incentiva que se coma devagar, aprendendo aos poucos a mastigar.

Pontos Negativos

  • Nem toda a criança está preparada ou aceita esta técnica
  • Determinados alimentos não podem ser cortados em pedaços muito pequenos e, dependendo da consistência, não podem ser fornecidos deste modo
  • As crianças se alimentam sozinhas e podem não consumir a qualidade e a quantidade necessárias para seu crescimento e desenvolvimento

Em resumo
Independente da técnica, o importante é que a criança consuma todos os grupos alimentares e nutrientes essenciais para seu desenvolvimento. Quer experimentar este método? Ficou com dúvidas? O melhor a fazer é conversar com o pediatra ou nutricionista e descobrir se isto é realmente o melhor para o seu bebê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *