Como amamentar em 5 passos

Cada bebê tem seu próprio ritmo de mamada. O mais importante é que ele seja colocado no peito sempre que solicitar. Nos primeiros dias, o bebê não apresenta um ritmo regular de mamada e, por isso, paciência e tranquilidade são essenciais para a adaptação do bebê e também da mamãe. Confira a seguir 5 passos para iniciar esta jornada incrível que é a amamentação.

Passo 1 – dê preferência para um ambiente tranquilo e escolha uma posição confortável para você e seu bebê.

Passo 2 – coloque o bebê de frente para o seu corpo, com a cabeça bem apoiada na dobra do braço.

Passo 3 – verifique se sua aréola (parte mais escura da mama) está macia, o que facilita a pega do bebê. Se estiver dura (muito cheia de leite), esvazie um pouco o peito antes de oferece-lo ao bebê.

Passo 4 – estimule o bebê a abrir a boca, passando o mamilo em seus lábios. O bebê deve pegar o peito com a boca bem aberta e os lábios voltados para fora. Se o bebê pegar o peito com a boca mais fechada, o mamilo fica machucado, o leite não sai facilmente e ele pode acabar ficando irritando e chorando.

Passo 5 – deixe o bebê mamar em um peito até esvaziá-lo, assim ele recebe o primeiro leite (que contém mais água) e o leite final (que contém mais gordura). Dessa forma ele ficará saciado.

Muitos bebês ficam satisfeitos mamando apenas em um peito, mas se a mama estiver vazia e o bebê continuar sugando vigorosamente, complete a refeição com o outro peito.

Dica: se for necessário retirar o bebê de um peito, espere que ele faça uma pausa para descansar. Outra forma é introduzindo, com cuidado, um dedo no lado da boca do bebê, o que obriga a parar a sucção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *