Como estocar leite materno

Aprenda a guardar o leite materno corretamente, mantendo as propriedades e sem o risco do leite estragar! O bebê agradece! 😊

1 – Prepare os recipientes

Recomenda-se utilizar recipientes de vidro com tampa de plástico, esterilizados. Primeiramente, lave bem com detergente neutro. Depois ferva (inclusive a tampa) em água limpa por 15 minutos. É possível utilizar esterilizadores de microondas pelo tempo determinado na embalagem do esterilizador.

Deixe secar naturalmente, de boca para baixo em cima de uma toalha ou pano de prato limpo. Depois que o recipiente tiver esfriado é que se pode colocar o leite materno dentro dele. Lembre-se de deixar pelo menos uns 2 centímetros de espaço entre o leite e a borda, se for congelar.

2 – Defina onde guardar de acordo com o tempo de armazenamento

Em temperatura ambiente o leite materno pode ficar por até 2 horas.

Na geladeira, o leite materno pode ser guardado por no máximo 12 horas. Use a prateleira de cima (mais fria) e nunca guarde o recipiente na porta. Deixe longe de outros alimentos crus, como verduras e carnes.
Para utilizar num tempo maior que esse, o melhor é congelar o leite.

No congelador é possível armazenar o leite por até 15 dias, contando o dia da coleta,  desde que a temperatura esteja abaixo de 10 graus negativos.

3 – Anote a data

Na correria do dia-a-dia, você não vai lembrar quando o leite foi tirado. Melhor mesmo é anotar numa etiqueta a data da tirada e dependendo de onde armazenar, saberá a data de validade correta. Caso você vá completando um mesmo recipiente com várias tiradas, a data de validade do leite vai ser a da primeira ordenha.

4 – Como descongelar

O leite materno nunca pode ser fervido nem esquentado diretamente. Não utilize o microondas e não descongele em banho-maria com água fervente pois os benefícios do leite podem se perder pelo aquecimento excessivo. O melhor jeito de descongelar o leite é colocando o recipiente dentro de um pote maior com água morna e esperar que o calor da água seja passado lentamente para o leite (banho-maria sem fogo).

Todo leite materno aquecido e não utilizado deve ser desprezado. Não recongele o leite materno depois que ele tiver sido desgelado. E jogue fora todo leite que sobrar na mamadeira e não tiver sido tomado pelo bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *