Cor dos olhinhos: por que muda? É normal?

Geralmente os bebês nascem com os olhinhos claros mas com o passar dos meses os pais se surpreendem com o escurecimento da cor.  Isso acontece por causa da melanina, pigmento responsável por dar cor aos olhos, pele e cabelo. Segundo Dr Fredrick, pediatra e oftalmologista no Stanford Children’s Health, a quantidade de melanina na íris, a parte colorida dos olhos, determina qual será a cor deles.

A genética ou a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações, define a quantidade de pigmento que uma pessoa acumulará no corpo. O código genético herdado pelo seu bebê é o responsável por ele ter olhos azuis, castanhos, verdes ou de qualquer outra cor.

Ainda no útero, os bebês têm a íris azul pois os olhos não produzem muita melanina. Depois do nascimento, a luz natural acaba por estimular a produção de melanina, e esse é o porquê da cor dos olhos poder se tornar mais escura ou mudar com o tempo.

Se o seu bebê já nasceu com olhos castanhos, significa que ele já acumulou a quantidade certa de melanina determinada pelo código genético, ou seja, os olhos dele não vão mudar.

Ainda segundo Dr Fredrick, não existe pigmento azul, cinza ou verde nos olhinhos. O único pigmento que temos nos olhos é o castanho e é a quantidade dessa cor que determina se os olhos de uma pessoa serão claros ou escuros.

Normalmente, a mudança ocorre entre os seis e nove meses de idade, de forma gradativa. No primeiro aninho, a maioria das crianças já tem a cor dos olhos definitiva.

#Importante: se apenas um único olho mudar de cor (o que é raro) ou se você notar algum embaçamento, procure o pediatra ou um oftalmologista, este profissionais certamente lhe darão a correta orientação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *