Crosta Láctea – o que fazer?

 

Também conhecida como dermatite seborreica do bebê, a crosta láctea consiste da formação de uma crosta ou descamação que aparece no couro cabeludo do bebê recém-nascido. Geralmente é acompanhada de vermelhidão leve ou irritação na pele da cabeça. Não é contagiosa nem dolorosa e nem dá coceira. Também não deixa marcas.

Infelizmente a crosta láctea também pode aparecer no rosto de seu bebê, nas orelhinhas, pálpebras, no nariz e na região da virilha. E por isso pode ser confundida com alergia ou eczema, mas o pediatra pode confirmar o diagnóstico facilmente.

A crosta pode aparecer a qualquer momento no primeiro ano de vida, mas tende a durar somente alguns meses e geralmente cura-se sozinha. Em alguns casos, o pediatra orienta utilizar shampoo específico para tratamento.

Não se sabe ao certo o que pode causar a crosta, o mais provável é a passagem de hormônios maternos para o bebê durante a gestação, fazendo com que a produção de óleo (sebo) seja acentuada nas glândulas sebáceas e folículos, retendo células mortas da pele. Outro fator causador pode ser um fungo que cresce no sebo, junto com bactérias.

Recomenda-se lavar o cabelo de seu bebê uma vez por dia com um shampoo suave durante o banho e pentear o cabelinho delicadamente. Seque bem toda a pele e a região da cabeça. Nunca esfregue e nem puxe possíveis crostas. Use somente água para enxaguar as partes que se soltarem.

Também recomenda-se massagear o local com óleo de origem vegetal (como o de amêndoas, por exemplo) 30 minutos antes do banho para ajudar a remover as mais resistentes. Depois, lave o cabelo do bebê como de costume.

Procure o pediatra ou um dermatologista se a crosta amarelada ou esbranquiçada não for de fácil remoção, se a lavagem com shampoo não estiver ajudando ou se ela se espalhar pelo rosto e corpo de seu bebê. Seu médico talvez prescreva um shampoo ou creme medicamentoso, ou um tratamento antifúngico, siga corretamente todas as orientações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *