Dermatite Atópica em bebês

A pele frágil e imatura dos bebês também pode sofrer com problemas dermatológicos comuns como a dermatite atópica, que se manifesta por meio de uma secura extrema da pele, vermelhidão, coceiras e desconforto cutâneo.

É possível identificar a dermatite atópica nos pequenos quando a pele fica muito seca, rugosa e até com escamas. Crostas avermelhadas surgem em períodos de crise, especialmente na bochecha, preguinhas do pescoço, cotovelos e joelhos além das extremidades como mãos, pulsos e tornozelos. Muitas vezes, estes sintomas físicos são acompanhados de sensações de coceira e irritação que acabam prejudicando o sono e até o bem-estar do bebê.

A pele com tendência a hipersensibilidade é deficiente em lipídios que normalmente asseguram a propriedade de vedação da barreira cutânea. Desta forma, a pele fica fragilizada e vulnerável a agentes externos. Em ambientes com baixa umidade esse ressecamento se intensifica. A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica, de origem genética e influenciada por fatores ambientais e psicossomáticos. Se manifesta em adultos e também na infância.

É importante ressaltar que a dermatite atópica não é uma doença transmissível e, suas principais causas, continuam desconhecidas. Recentes estudos apontam que a exposição precoce a maior número de antígenos, como algumas bactérias, convívio com cachorros ou viver no meio rural poderiam modular a resposta imunológica na dermatite atópica, levando a uma diminuição do risco de desenvolver a doença em indivíduos predispostos.

Para os bebês e crianças que apresentam sinais de dermatite atópica é essencial contar com ajuda de um médico para avaliar a necessidade do tratamento com medicamentos. Além disso, dermatologistas recomendam o uso diário de produtos dermocosméticos específicos, que hidratam e aliviam os sintomas nas peles mais frágeis. Converse com seu pediatra e sempre que possível, utilize produtos específicos para a hidratação do seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *