Estas dicas irão te ajudar na hora dos primeiros passos!

Confira algumas brincadeiras que podem ser realizadas se o bebê já senta sozinho, sem precisar de nenhum apoio e se ele também já demostra que tem força nas pernas e consegue se movimentar ou engatinhar. Na dúvida consulte o pediatra!

👉  Ofereça brinquedos que possam ser empurrados de pé, como carrinhos de boneca, de supermercado, de limpeza e andadores de empurrar.

👉  Quando o bebê estiver deitado de barriga para cima, apoie suas mãos nos pezinhos para que ele faça força, empurrando suas mãos. Esta brincadeira desenvolve os músculos e fortalece as articulações dos tornozelos, joelhos e quadris.

 

👉  Fique à dois ou três passos de distância de frente para o bebê e chame para ele venha até você sozinho. Como o bebê pode cair, tente em lugares onde seja menos provável que ele se machuque.

👉  Quando o bebê estiver apoiado em um móvel de pé, coloque um brinquedo mais longe e o chame, de forma que se sinta atraído e tente chegar até ele andando.

Importante: se o bebê cair (e ele vai!) você deve ampará-lo com calma e carinho, sem assustá-lo para que ele não fique com medo de tentar andar sozinho outra vez.

Lembre-se que o mais comum é que a criança comece a andar entre 9 e 18 meses. Portanto, estimule aos poucos, como uma brincadeira gostosa, realizada de forma natural. Afinal, seu pequeno terá o resto da vida para andar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *