It´s tummy time: hora do bebê brincar de barriga pra baixo!

Desde os primeiros dias os papais já podem brincar com o recém-nascido de barriga para baixo, na brincadeira conhecida como “Tummy Time” ou “Tempo de Bruços”, numa livre tradução. Deixar o bebê de bruços contribui para o desenvolvimento dos músculos essenciais para que no futuro ele aprenda a sentar, engatinhar e andar.

Indica-se começar com 3 a 5 minutinhos e com passar dos meses, aumentar esse período até chegar a 1 hora por dia. O bebê deve estar alerta e ser monitorado durante todo o tempo. Você pode colocá-lo numa superfície firme, sobre o peito da mãe ou do pai, o importante é ele estar confortável e seguro.

Para estimular o bebê, coloque um tapetinho ou faça um círculo de brinquedos fora do alcance dele, para que ele tente pegá-lo. Você pode motivá-lo também colocando um espelho em frente ao bebê.

Dentre os benefícios da brincadeira, destacam-se: fortalecimento dos músculos do pescoço, pernas, quadris e braços, auxílio no controle da cabeça, alinhamento para coluna vertebral, alongamento, melhora da constipação e gases, desenvolvimento da motricidade fina, prevenção do achatamento de cabeça, integração sensorial, desenvolvimento cognitivo e consciência do ambiente.

Fique de olho nas expressões corporais do bebê: quando se sentir desconfortável, mude-o de posição! Evite a brincadeira depois das refeições e quando possível, converse com o pediatra e veja a opinião dele sobre quando e por quanto tempo praticar o “Tummy Time”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *