Os 10 reflexos primitivos dos bebês

Reflexo primitivo é uma resposta motora involuntária a um estímulo externo. Confira os principais reflexos que estão presentes em bebês desde antes do nascimento até por volta dos seis meses de vida.

Importante ressaltar que tais reflexos desaparecem ou são inibidos à medida que a criança se desenvolve. Desta forma, a presença de tais reflexos demonstra integridade do sistema nervoso central e/ou a persistência dos mesmos (ao longo do tempo) pode demonstrar possíveis disfunções. Daí a importância do acompanhamento e avaliação médica.

1 – Reflexo de Moro: movimentos em que o bebê estica o pescoço e estende os braços, parecendo tomar um susto, seguido de choro.

2 – Perioral ou Sucção Reflexa: sucção vigorosa quando os lábios são tocados por alguma coisa. É o reflexo de sobrevivência que aparece nos bebês ainda na barriga da mãe, quando alguns chupam os dedinhos.

3 – Reflexo de Busca ou Voracidade: movimentos em que o bebê vira o rosto ao ser tocado em alguma região perto da boca, como se estivesse procurando para mamar.

4 – Reflexo Tônico-Cervical Assimétrico ou Reflexo do Esgrimista: quando a cabeça do recém-nascido, deitado de barriga para cima, é girada para um lado, o braço desse mesmo lado se distancia do corpo com a mão um pouco aberta. O outro braço flexiona e a mão fica fechada.

5 – Preensão Palmar: movimento em que o bebê aperta os dedos das mãos, tentando “prender” o que toca nessas partes.

6 – Preensão Plantar: assim como preensão palmar, o bebê também aperta os dedos dos pés, tentando “prender” o que toca nessas partes.

7 – Fuga à asfixia: colocado com a face virada para o colchão, o bebê consegue virar o rosto rapidamente para liberar o nariz e respirar.

8 – Marcha Reflexa: quando os pezinhos do recém nascido são apoiados em uma superfície plana e se inclina o tronco para frente, o mesmo parece “caminhar”, cruzando as pernas uma à frente da outra.

9 – Reflexo de Galant: ao ter o corpo tocado em um dos lados, com a o bebê deitado de barriga para baixo, ele se curva para o lado estimulado.

10 – Reflexo de escalar ou de colocação: ao segurar um bebê pelas axilas, com as pernas suspensas, e deixá-lo tocar com o pé uma superfície (de uma mesa ou do chão, por exemplo) ele suspende o pé e flexiona o joelho, como se quisesse “subir”.

Confira mais dicas, curiosidades e tudo sobre Maternidade em: blog.santobabador.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *