Primeiro ano de vida: Com qual frequência ir ao pediatra?

Mamãe, você sabia que durante os primeiros 12 meses de vida o crescimento do bebê é bastante acelerado? Em média o peso triplica e o comprimento aumenta cerca de 50% em relação ao nascimento.

Para acompanhar essa evolução, os pediatras se utilizam das curvas de crescimento, que mostram graficamente os padrões de crescimento infantil estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cada criança acompanha alguma das linhas ou cria sua própria, mas atenção: se o desenvolvimento começa a se desviar da curva, pode haver algo errado! Daí a importância do acompanhamento mensal no primeiro ano.

Todos os meses o pediatra fará registros do desenvolvimento, identificando possíveis sinais de alerta e orientando o que é de melhor para o bebê. O fato curioso neste primeiro ano de vida é que os primeiros 6 meses de crescimento refletem em grande parte o desenvolvimento no útero materno!

De qualquer forma, e com a individualidade de cada bebê, nada melhor do que ficarmos tranquilos em relação a saúde de nossos filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *